Pensar na construção de um núcleo informacional especializado em transporte significa refletir sobre modos de transmissão do conhecimento, se posicionando perante as possibilidades e responsabilidades que a construção da informação especializada em transporte acarreta no desenvolvimento da área de saber e da sociedade.


Isso nos leva ao dever de maturar um campo de criação, difusão e consumo de informações, experiências e saberes voltados à investigação de novos significados, às repercussões e ao reconhecimento da importância da informação especializada, além da disseminação de habilidades e tradições da área.

É necessário estimular a construção da cidadania informacional do transporte. Nesse sentido, o protagonismo dos atores do Ceftru nas suas experiências acadêmicas e informacionais, favorecedoras da formação de valores para ações conscientes, solidárias e autônomas, reflete a necessidade imediata de acesso aos bens e produtos construídos no centro.

Com isso, será possível proporcionar a experimentação, desenvolver talentos, fortalecer a criatividade de pessoas e grupos e favorecer a inovação e articulação de idéias a fim de contribuir para o crescimento, valorização e solidificação do setor de transporte.
Para tanto é indispensável à utilização de ferramentas que permitam a utilização pelo público dos diversos produtos produzidos pelo centro. Uma dessas ferramentas são os repositórios digitais, plataformas online desenvolvidas em softwares livres, com o objetivo de guardar, organizar e disseminar informações.

Aproveitando a estrutura da UnB o Ceftru introduziu seu acervo em dois repositórios da UnB (Repositório Institucional e BDM) e criou produtos novos sempre buscando a transformação da informação em fator de desenvolvimento econômico sustentável, gerador de ocupações e oportunidades, proporcionando experiências educativas significativas e relevantes.

1. Catálogo on-line

2. Multimeios - Ceftru

3. Arquivo Digital

4. Legislação de Transporte

5. Guia de Fontes em Transporte

6. Pesquisas

7. Normalização

8. Fichas Catalográficas

9. Relatório de Atividades do Centro

10. Outros Serviços e Produtos