O Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Transportes - GPDT, que nomeia o laboratório, constitui-se como  uma equipe multidisciplinar formada por pesquisadores com formação Lato e Stricto Sensu  na seara dos Transportes.
Trata-se de setor fim do Ceftru, integrando, harmonizando e administrando a comunicação entre as equipes com o objetivo de orientar o foco dos projetos em transportes.
O Grupo preocupa-se com a divulgação do conhecimento gerado no contexto acadêmico, em específico no Ceftru, publicando trabalhos, participando de congressos relacionados à área e compartilhando informações com outras instituições.
O GPDT atua ainda na formação, capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos voltados para os transportes e auxílio no planejamento pertinentes ao setor, contribuindo para seu fortalecimento e entidades envolvidas.
Dentre suas expertises o GPDT busca desenvolver metodologias para a análise de problemas e oferta de soluções inteligentes e sustentáveis na seara dos transportes para fins de subsidiar e executar pesquisas e projetos em parceria com instituições públicas e privadas com especial interesse em logística, transportes e mobilidade urbana.