Seu Browser esta com problemas de leitura de javascript!
 
Ceftru - Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes
Clique para pesquisar

MAPROEX - Mapeamento e Modelagem de Processos de Negócios do Sistema de Material do Exército Brasileiro

Clique para imprimir esta página

O Projeto MAPROEx, teve inicio com uma demanda do Exército Brasileiro, por meio da portaria nº202–EME, de 08 de setembro de 2014(que aprova a Diretriz de Modernização do Sistema de Material do Exército-SIMATEx-). Com a vigência da portaria, iniciou-se os trabalhos de modernização do SIMATEx.

Logo se percebeu a imprescindibilidade de mapear os processos de negócios para dar subsídios ao desenvolvimento de um sistema. Com foco na modernização e eficiência do SIMATEx, originou o termo de descentralização 14-150-00 e iniciou-se o projeto em setembro de 2014  quando, foi criado o nome  MAPROEx.   Em 02 de novembro a equipe de colaboradores já estava selecionada e capacitada.

Esse termo de descentralização entre o Exército Brasileiro e a Fundação Universidade de Brasília (UnB)/Departamento de Engenharia de Produção (EPR)/ Centro Interdisciplinar de Estudos em Transporte, ( CEFTRU ) tem como objetivo promover o estudo logístico, mapeamento e modelagem de processos de negócios do Sistema de Material do Exército Brasileiro. Para executar essa missão o projeto é constituído de uma equipe de Professores Doutores, Engenheiros de Produção, Engenheiros de Software, Engenheiros de Rede,  Cientistas da Computação,  alunos de graduação em Engenharia de Produção e de Software e profissionais de distintas  áreas.

A equipe atualmente é composta por 50 colaboradores sendo eles 5 Professores Doutores; 21 Colaboradores uns mestres e outros mestrandos;  24 Estagiários de Engenharia de Produção e de Software. Essa equipe tem fomentado conhecimento através das pesquisas e do trabalho realizado gerando os produtos objeto desse termo.

O papel do projeto para formação acadêmica  tem sido cumprido, uma vez que tem despertado a inquietação no aluno para ampliação e aperfeiçoamento do aprendizado com a  analise  dos processos mapeados e enquanto academia, comparar com as melhores práticas identificadas por meio da literatura, com o objetivo  de propiciar reflexões no ‘’ status- quo ‘’ dos processos atuais, que os leva a pensar e agir sobre a melhor forma para a realização das atividades logísticas, tal experiência tem sido de grande valia e é uma das grandes contribuiçãoes da Universidade.

Ceftru

O Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes - Ceftru, criado em 1996, constitui-se como um centro multidisciplinar de Ciência e Tecnologia em Transportes. Ligado à Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade de Brasília (UnB) visa a produção e inovação tecnológica sustentável voltadas para a mobilidade urbana, transportes e logística. Suas produções prospectam a oferta de soluções sustentáveis, inteligentes e inovadoras. As áreas de atuação e experiências do Ceftru contemplam contextos regionais e nacionais integrando competências nacionais e internacionais.  
 
 

Contato

Ceftru - Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes
Universidade de Brasília Campus Universitário Darcy Ribeiro Edifício Ceftru
Caixa Postal 04516
CEP: 70919-970 Brasília-DF
Telefones: +55 (61) 3107.1658/ +55 (61) 3107.1659
Fax: +55 (61) 3107.1651
E-mail: ceftru@unb.br
Copyright 2012 © Ceftru - Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes

TOPO